6 praias em Lagoa que deves mesmo conhecer

Lagoa é um dos concelhos onde se encontram as praias que mais gosto do barlavento algarvio: são muito pitorescas, pequenas, com rochas, o mar calmo na maior parte dos dias do ano e com acesso um pouco desafiador, confesso. Partilho contigo as minhas favoritas:

1 – Praia de Albandeira

Adoro chegar aqui entre as 7h e as 8h. Tenho a praia só para mim e vejo ainda os caravanistas a acordar! É uma praia muito frequentada por alemães que ficam hospedados num hotel ali perto. Como está envolvida por rochas podes usufruir de uma praia com vários recantos e luminosidades ao longo do dia (sendo esta outra das características das praias de Lagoa).

2 – Praia da Marinha

Considerada uma das praias mais bonitas do mundo e por isso muito famosa e extremamente concorrida! É tão concorrida que já encontrei a polícia no cimo das escadas a impedir as pessoas a ir para a praia por razões de segurança. E isto muito antes da pandemia Covid-19. 

É uma praia com escadas, mais uma, com um parque de estacionamento limitado e por isso o melhor acesso é pelo mar. Dentro de uma embarcação tens uma vista melhor e mais espaço para nadar, sem te preocupar com as tralhas que levas para a praia e com o espaço que ocupas na areia. Muitas vezes não tens o espaço que gostarias e o pior é que à beira-mar tens calhaus que te magoam os pés (e onde tens pé enquanto dás as primeiras braçadas também)! E eu percebo: é uma praia lindíssima e toda a gente a quer conhecer! 

Em agosto de 2021 fui mostrá-la à família da Andreia Lima e numa próxima vinda temos de ir lá abaixo dar um mergulho. 

3 – Praia da Nossa Senhora da Rocha

Esta praia é fabulosa para famílias com crianças pequenas! O mar está maioritariamente calmo na maior parte do ano, tem imensas diversões marítimas, tem barcos e casinhas de pescadores, tem um restaurante que serve de apoio à praia e tem um túnel que podemos explorar! Todas as pessoas são curiosas e, caso não tenhas medo do escuro e sejas claustrofóbico, vais querer saber o que está do outro lado deste túnel feito dentro da rocha pelo Homem. É uma das praias que mais gosto e onde levo todos os amigos que estão comigo a conhecer o Algarve comigo! 

4 – Praia Nova 

É uma praia recente, ao lado da praia Nossa Senhora da Rocha, muito ampla e ótima para todos! Antes era uma praia pouco convidativa com muitas rochas em todo o lado, mas depois do desabamento do muro do miradouro colocaram as mãos à obra e a maior parte das pedras e rochas desta praia saíram e por isso é uma praia onde podemos nadar com muita tranquilidade e brincar muito na areia! Na parte lateral direita da praia ainda encontras muitas pedras e rochas, que dão alguma privacidade a quem escolhe estar nesta praia nas embarcações! 🙂 

5 – Praia da Cova Redonda

Esta praia é um dos cartões de visita de Lagoa e do Algarve para o mundo! É também uma das minhas praias de infância e gosto dela por isso! Foi aqui que, depois de tanto nadar para os lados, para a frente e para trás, para onde já nem tinha pé, senti que já sabia nadar! Contávamos as escadas para descer e subir, levávamos as tralhas todas e ficávamos sempre perto da rocha até a praia ficar completamente à sombra, quando íamos depois de almoço. De manhã a água estava sempre fria e tão límpida que dava para observar as rochas e os peixinhos, eu fazia questão de entrar na água (como sempre fiz) e arrastava o meu pai, que sofria com os salpicos de água que eu gentilmente lhe atirava! Partilho contigo algumas das nossas fotografias em família que retratam momentos divertidos.

Quando eu e os meus irmãos éramos pequeninos não ía quase ninguém a esta praia e com a afluência aos resorts mais próximos esta praia passou a ser mais concorrida durante os meses de verão! 

6 – Praia do Carvalho

É uma praia pitoresca, pequena e com um acesso só para aventureiros: escadas feitas no meio da rocha! No areal encontras adeptos do campismo selvagem se chegares logo pela manhã, um bar desativado na rocha e umas escadas feitas também na rocha que te dão uma vista para o mar. O mar é calmo e sem pedras na areia para andares à vontade. 

Nas Redes Sociais:

Mais artigos

Alojamentos em Santarém

A escolha do alojamento é importante para ti? O que conta mais? A localização, as comodidades, a relação preço-qualidade ou as experiências que oferece? Partilhamos contigo uma lista de alojamentos

Ler este artigo »

Praia dos Salgados

Os Salgados, em Albufeira e Silves, são uma zona onde tens muitos alojamentos turísticos. O ponto de observação de aves que aí se encontra vale a visita  em qualquer altura

Ler este artigo »

Deixe-nos ajudá-lo a planear a sua próxima aventura

O que achas deste artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *