Sinagoga Bet Eliahu

    Próxima do castelo localiza-se a Sinagoga, de traça arquitetónica recente, projetado pelo arquiteto Neves Dias.

    Belmonte é uma das terras portuguesas onde a presença dos judeus e da cultura judaica está mais presente. Uma comunidade de judeus está referenciada desde o século XIII, testemunhada pelo encontrar de uma epígrafe pertencente a uma primitiva Sinagoga, a qual apresenta a data de 1297. Fixou-se aqui uma importante comunidade judaica, que aumentou substancialmente no séc. XV, quando os Reis Católicos de Espanha publicaram o Édito de expulsão dos judeus em 1492.

    A presença de judeus na vila não foi um incidente isolado, tendo-se conhecimento da existência de outras judiarias nas cidades, vilas e aldeias da região. O número de judeus foi posteriormente aumentado com o Édito de expulsão de Espanha. Durante esse período, muitos dos judeus expulsos de Espanha, estabeleceram-se na raia, caso de Belmonte. As casas situavam-se, como era regra, fora das muralhas do castelo, no Bairro de Marrocos, onde ainda se vêem, gravados na pedra junto das portas, símbolos das profissões exercidas pelos membros da comunidade, como a tesoura que identifica o alfaiate.

    Com a expulsão de judeus decretada por D. Manuel, posteriormente, a instauração da Inquisição, muitos judeus abandonaram a vila, os que ficaram professavam a sua religião em segredo.

    Atualmente a Comunidade Judaica de Belmonte, cuja constituição legal teve lugar em 1988, tem uma Sinagoga nova e um cemitério próprio. A sinagoga foi inaugurada em 1996, quando passavam 500 anos sobre o édito de D. Manuel I de expulsão dos judeus de Portuga. Encontra-se orientada para Jerusalém e tem o nome de Bet Heliahu, em homenagem ao judeu benemérito que ordenou a sua construção.”

    Morada: Rua Fonte Rosa, Belmonte

    Nas Redes Sociais:

    Mais artigos

    TOP 10 Hoteis no Dubai

    QUERES IR AO DUBAI E NÃO SABES QUE ALOJAMENTO ESCOLHER? Apresentamos a seleção do Tripadvisor com o Top 10 dos hotéis + um hotel considerado o melhor dos melhores. 1

    Ler este artigo »

    O blogue

     Da esquerda para a direita: Cármen, André (sobrinho), Manuela (mãe), João (irmão mais velho), Rita (esposa do João), Hermenegildo (pai)                    

    Ler este artigo »

    Jardim Portas Sol

    Adoro jardins e um dos pontos turísticos mais falado de Santarém é o Jardim das Portas do Sol. Este é um jardim muito especial, sabes porquê? O caminho até lá chegar

    Ler este artigo »

    Deixe-nos ajudá-lo a planear a sua próxima aventura



    O que achas deste artigo?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *