A Casa da Torre foi um dos monumentos que visitámos e que recomendamos.
“Foi construída no início do século XIV para servir de residência aos Bispos da Guarda. Esta edificação revestia-se do maior significado, uma vez que depois do restabelecimento da antiga diocese da Egitânia, em 1190, foi necessário disputar com a Diocese de Coimbra os antigos territórios da sua jurisdição. Caria era uma das mais importantes povoações da renovada diocese.
«No centro da vila está a Casa da Torre, o paço episcopal dos bispos da Guarda, construída sobre os vestígios remanescentes do castelo de Caria. Esta casa, de grandes dimensões, impõe-se na paisagem urbana da vila, demonstrando o poderio senhorial da diocese que patrocinou a sua edificação.»
A Casa da Torre foi construída no início do século XIV para servir de residência aos Bispos da Guarda. Esta edificação revestia-se do maior significado, uma vez que depois do restabelecimento da antiga diocese da Egitânia, em 1190, foi necessário disputar com a Diocese de Coimbra os antigos territórios da sua jurisdição. Caria era uma das mais importantes povoações da renovada diocese.”
Quando entrares na Casa da Torre – Museu do Território em Belmonte tem cuidado com a senhora Olga Fernandes! És capaz de ficar completamente rendido na visita guiada, com as histórias que te conta e com as explicações que te dá vais perceber a importância de visitar e conhecer os museus de Belmonte.
Podes fazer visitas de forma autónoma, com áudio guias, mas ser recebidos por uma pessoa que te apresenta os espaços, fala com tamanha paixão é sem dúvida uma mais valia. Parabéns à senhora Olga Fernandes pelo profissionalismo, por trabalhar no que gosta e com um sorriso no rosto.
É o turismo no interior do país a dar cartas e bons exemplos (e há tantos museus que já visitamos que precisam de uma Olga)!
Partilhamos contigo as recomendações da nossa guia: a compra do bilhete que te dá acesso aos 5 museus, ao castelo e a Caria
👉 Bilhete normal – 12€
👉 Pessoas dos 6 aos 18 anos, com cartão jovem ou de estudante e reformados – 10€
fonte: beira.pt