A Mesquita Sheikh Zayed é um verdadeiro tesouro arquitetónico, que nos transporta para um mundo de beleza e espiritualidade. Fica situada em Abu Dhabi e é uma obra-prima da arquitetura islâmica! Encanta visitantes do mundo inteiro com a sua grandiosidade e os detalhes. Construída como um tributo ao fundador dos Emirados Árabes Unidos, a mesquita é um símbolo de tolerância e união entre diferentes culturas.
Esta mesquita foi custeada pelo presidente dos Emirados Árabes Unidos, o Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, cujo objetivo era ter uma estrutura que representasse a diversidade cultural do mundo islâmico com valores históricos e modernos de arquitetura e arte. O seu túmulo está localizado no pátio da mesquita com um desenho floral de cerca de 17 000 metros quadrados e é considerado o maior mosaico de mármore do mundo. É o seu lugar de descanso eterno.
É conhecida como a Grande Mesquista, é uma das maiores mesquitas do mundo e é muito bonita. Na mesquita existem jardins majestosos, 4 minaretes (torres onde são anunciadas as chamadas diárias à oração) com mais de 100 metros de altura, 80 cúpulas de mármore e 1000 pilares. Foram utilizadas mais de 90 000 toneladas de mármore branco, onde foram feitos desenhos florais com pedras semipreciosas incrustadas. As pedras mármore têm origem na Macedónia, Itália, Índia e China.


Como reservar a visita
A visita a esta mesquita é gratuita com algumas condições:
– Visitar apenas fora dos horários de oração.
– É necessário que tenhas as pernas, a cabeça e os ombros cobertos. Podes usar uma das túnicas que estão na entrada da mesquita.
– Vacinação em dia (levar certificado digital)
– Apresentar o resultado do exame de RT-PCR
– Marcar a visita através do site: https://visit.szgmc.gov.ae
É preciso preencher a informação com o número de visitantes, dia e horário da visita pretendida e o e-mail. Consegues fazer a marcação da tua visita apenas com 3 semanas de antecedência. Depois de preencheres um formulário no site vais receber um e-mail com um QR-Code que deve ser apresentado na entrada da mesquita e nalguns pontos ao longo da tua visita.
Estas regras podem mudar e sugerimos que consultes sempre o site oficial antes da tua visita. Partilhamos no vídeo algumas regras de comportamento que deves ter obrigatoriamente.
A Mesquita Sheikh Zayed é um dos pontos turísticos que queremos muito conhecer. E tu, já tiveste a oportunidade de conhecer?


















Regras de conduta para a vista
O “dress code” exigido na Grande Mesquita inclui que as mulheres cubram totalmente os braços e pernas (pode ser saia longa ou calça larga), além da cabeça. Transparências, decotes e roupas justas não são permitidos. As mulheres devem mostrar somente as mãos e o rosto e os seguranças são muito rigorosos com cabelo à mostra e pedem para os esconderes. Os homens podem usar camisolas de manga curta e e calças.
Este é um templo religioso onde o comportamento de cada visitante também é muito importante: os homens não podem tocar nas mulheres, mesmo quando estão a tirar fotografias e não são permitidos nenhum tipo de sinais com as mãos.

Curiosidades sobre o interior da mesquita
Os escritórios do centro da mesquita ficam nos minaretes ocidentais, são responsáveis pelas operações do dia-a-dia e servem como um centro de aprendizagem das suas atividades culturais e educacionais. A biblioteca encontra-se no minarete a nordeste e oferece aos visitantes livros clássicos e publicações com vários idiomas (árabe, inglês, francês, italiano, espanhol, alemão, coreano) sobre ciências, civilização, caligrafia, arte, moedas e ainda publicações raras com mais de 200 anos.
O design da mesquita é moderno e inovador, apresentando detalhes que reúnem os estilos mameluco, otomano, mourisco, indo-islâmico e fatímida. No salão principal estão os candeeiros de cristal Swarovsky decorados com ouro de 24 quilates, um tapete que cobre a sala e é considerado o maior do mundo. O tapete no salão de orações principal é considerado o maior já fabricado pelas companhias de carpetes iranianas e foi desenhado pelo artista iraniano Ali Khaliqi. Esse tapete mede 5.627 m², e foi feito por cerca de 1.200 – 1.300 atadores de carpete. Pesando 35 toneladas, é feito predominantemente de lã (originária da Nova Zelândia e Irão). Existem 2.268.000.000 nós no tapete, e levou aproximadamente dois anos para ser concluído.
A mesquita também tem sete lustres importados da companhia Faustig de Munique, Alemanha, com milhões de cristais Swarovski incorporados. O maior lustre é o segundo maior dentro de uma mesquita, e o terceiro maior lustre do mundo, tem um diâmetro de 10 metros e uma altura de 15 m. As piscinas ao lado das arcadas refletem as colunas espetaculares da mesquita, tornando-se mais gloriosas a noite. O sistema de iluminação exclusivo, foi desenhado pelos arquitetos de iluminação da Speirs e Major Associates, e refletem as fases da lua.
Sob a liderança da empreiteira Impregilo da Itália, mais de 3.000 trabalhadores e 38 empresas terceirizadas participaram da construção. Materiais naturais foram escolhidos para grande parte da obra e construção, devido às suas qualidades duradoura, incluindo mármore, ouro, pedras semipreciosas, cristais e cerâmicas. Artesãos e materiais vieram de muitos países, incluindo Índia, Itália, Alemanha, Egito, Turquia, Marrocos, Paquistão, Malásia, Irão, China, Reino Unido, Nova Zelândia, República da Macedónia e Emirados Árabes Unidos.
As 96 colunas no salão de orações principais são revestidas de mármore e incrustadas com madrepérola.
Os 99 nomes de Alá, são mostrados na parede da Quibla, escritos na caligrafia tradicional cúfica, desenhada pelo proeminente calígrafo dos E.A.U., Mohammed Mandi Al Tamimi. A parede da Quibla também possuí iluminação de fibra óptica sutil, que é integrada como parte do design orgânico.
No total, três estilos caligráficos (Naskhi, Thuluth e Cúfico), foram usados por toda a mesquita, e foram escritos por Mohammed Mandi Al Tamimi dos Emirados Árabes Unidos, Farouk Haddad da Síria e Mohammed Allam da Jordânia.
Arquitetura da mesquita
A arquitetura da mesquita é inspirada em outras mesquitas ao redor do mundo, incluindo a Mesquita Abu al-Abbas al-Mursi em Alexandria, no Egito; a Mesquita Badshahi em Lahore, Paquistão; e outras referências da arquitetura persa, mogol e indo-islâmica. O layout da cúpula e a planta baixa da mesquita foram inspirados na Mesquita Badshahi. Suas arcadas são essencialmente mouriscas e seus minaretes são classicamente árabes. Os materiais naturais foram escolhidos para grande parte do seu design e construção devido às suas qualidades de longa duração, incluindo pedra de mármore, ouro, pedras semipreciosas, cristais e cerâmica. Artesãos e materiais vieram de muitos países, incluindo Índia, Itália, Alemanha, Egito, Turquia, Marrocos, Paquistão, Malásia, Irã, China, Reino Unido, Nova Zelândia, Macedônia do Norte e Emirados Árabes Unidos.
No minarete do nordeste fica uma biblioteca que atende a comunidade com livros e publicações clássicas abordando diversos assuntos islâmicos: ciências, civilização, caligrafia, artes e moedas, incluindo algumas publicações raras. A coleção inclui material em uma ampla variedade de idiomas, incluindo árabe, inglês, francês, italiano, espanhol, alemão e coreano. Além disso, a mesquita conta com uma belíssima iluminação noturna. Os espelhos d’água ao longo das arcadas refletem as colunas da mesquita, que se iluminam quando o sol se põe.
Números e outras curiosidades da mesquita
- Quase 11 anos de construção contou com mais de 3 mil trabalhadores de 38 empresas
- Tem 420 metros de comprimento x 290 metros de largura
- Área de 12 hectares (sem contar jardins e estacionamento)
- Tem capacidade para até 41 mil fiéis
- Decorada por 4 minaretes de 107 metros de altura e 2 minaretes de 89 metros de altura
- Eixo principal está a cerca de 11° ao sul do verdadeiro oeste, na direção da Caaba em Meca, na Arábia Saudita
- Há 7 lustres alemães feitos com milhões de cristais Swarovski, incluindo um dos maiores lustres do mundo
- As 96 colunas da sala de oração principal são revestidas com mármore e incrustadas com madrepérola