Dubai Frame é uma moldura gigantérrima com 150 metros de altura e 95 metros de lagura. Consegues imaginar?
O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto mexicano Fernando Donis em 2009. Foi o vencedor de um concurso para criar uma nova atração turística na cidade, promovido pelo governo do Dubai que contou com mais de 900 participações.
O Dubai Frame foi construído com vidro, aço, alumínio e desenhos do logotipo da exposição mundial Expo 2020 na facha externa. Encontra-se no Zabeel Park e de um lado podes ver o Dubai moderno e do outro as partes mais antigas da cidade. Tem uma plataforma de vidro de observação com mais de 150 metro, um museu que mostra a história da cidade e um vídeo que prevê o futuro da cidade até 20150.
Com esta estrutura o arquiteto quis enquadrar a cidade: o passado, a atualidade e o futuro do Dubai. No entanto, após a aprovação do projeto o arquiteto foi afastado e desde 2018 que existe uma disputa no tribunal sobre os direitos de autor sobre a obra.
O que podes ver durante a visita:
1.º Galeria da cidade antiga do Dubai – é feita uma apresentação como a cidade era uma simples vila de pescadores até se tornar numa metrópole moderna
2.º Dubai no presente – um elevador leva-te até à área principal – o Sky Deck – para uma vista panorâmica. Do lado esquerdo tens informações sobre como a cidade do Dubai nasceu e do lado direito é possível ver a modernidade, os prédios muito altos na atualidade. Podes ainda aprender sobre aspetos da economia, arquitetura e infraestruturas da cidade.
3.º Dubai no futuro – na última parte da experiência apanhas outro elevador panorâmico para descer. Os visitantes passam por um túnel que funciona como uma máquina do tempo, que projeta efeitos especiais com áudios e conta como será a cidade do Dubai em 2050!
“Adorei o The Frame e o preço do bilhete é acessível, quando comparas com os bilhetes de outras atrações turísticas. Gostei da adrenalina de estar no vidro! Fui o único a estar na plataforma de vidro e olha, não vês nada. É tão alto que só vês o vidro!” (relato de Leonardo Alves)
E tu, terias a mesma coragem que o Leonardo?