O nível de acessibilidade nas cidades

SE QUISERES PASSEAR NA TUA CIDADE, CONSEGUES? As ACESSIBILIDADES ESTÃO GARANTIDOS A TODAS AS PESSOAS?

Confesso que, quando fui até ao Jardim das Portas do Sol refleti sobre os acessos da cidade de Santarém, porque o caminho até lá chegar não foi convidativo. Toda aquela zona da cidade estava em obras e precisamos de nos desviar e ter cuidado para não cair nos buracos. É certo que fachadas das casas podem animar-te, tal como as diferentes vistas sobre o rio Tejo, mas eu consegui desviar-me e quem não consegue?

Esta questão tem de vir cada vez mais para cima da mesa, para que as todos os cidadãos portugueses vejam os seus direitos cumpridos e possam circular por onde quiserem, com autonomia. Os municípios que melhoram as suas estradas e passeios devem ter isso em conta: melhorar para garantir o acesso a todos.

Atualmente temos pessoas que nos ajudam a pensar sobre esta problemática e a refletir sobre o nosso olhar para os outros e para os locais onde vivemos, como a Catarina Oliveira (@especierarasobrerodas) e o Nuno Carvalho Mata (@nunocarvalhomata) são dois bons exemplos com quem tenho aprendido bastante. Na empresa onde trabalhamos temos colegas que nos ajudam a pensar sobre estas questões ligadas ao turismo e se partilhas as mesmas preocupações deves acompanhar o trabalho do Tiago Magano (@turistasobrerodas), que faz uma análise crítica (às vezes dura e negativa) a serviços turísticos, com o objetivo que melhorarem o que oferecem. É um serviço público relacionado com inclusão e agradeço aos 3 por aquilo que já me ensinaram (@especierarasobrerodas, (@nunocarvalhomata e (@turistasobrerodas)!

E tu, costumas pensar sobre estas questões?

Nas Redes Sociais:

Mais artigos

Onde comer em Santarém

PASSEIOS, COMES & BEBES COMBINAM QUE NEM GINJAS E QUANDO VIAJAMOS TEMOS OPORTUNIDADE DE EXPERIMENTAR COMIDAS E RESTAURANTES TÍPICOS. CONCORDAS? Partilhamos contigo uma lista de restaurantes de Santarém (ou perto)

Ler este artigo »

Teatros em Lisboa

Lisboa continua a concentrar muito da vida cultural que acontece no país e os teatros são um bom exemplo disso. Há quanto tempo não vais ao teatro?Hoje deixo-te algumas sugestões

Ler este artigo »

Catedral de Santarém

A catedral de Santarém é também conhecida por Igreja de Nossa Senhora da Conceição e foi construída nos séculos XVII e XVIII, sobre as ruínas do Paço Real. Tem um

Ler este artigo »

Deixe-nos ajudá-lo a planear a sua próxima aventura

O que achas deste artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *