As ruas de Santarém

Passear pelas ruas de uma cidade num dia de semana é uma excelente forma de a conhecer e sentir. Qual foi a última cidade em que tiveste a oportunidade de passear sem pressas?

Durante o dia, Santarém tem a agitação dos trabalhadores do comércio local e dos serviços e dos carros que circulam pelas ruas muito estreitas do centro da cidade. 

E lá estavam lojas de roupa, sapatarias, cafés e pastelarias, restaurantes, lojas de artesanato e costura, cabeleireiros…  o comum do comércio local.

A mercearia que tem um pouco de tudo cativou-me pela fruta lindíssima que tinha à porta: comprei morangos e pêssegos. Encantada fiquei com a pastelaria com os doces tradicionais, a gelataria com o chocolate belga (onde não cheguei a ir) e a livraria Costa, onde me perdi, como sempre quando entro numa livraria. Fico feliz quando encontro uma, ainda a funcionar. Os livros costumam ter um preço mais elevado do que nos espaços de grandes supermercados, onde muitas pessoas encontram a sua leitura. Já vi fechar muitas livrarias pequenas por não conseguirem concorrer com a Fnac, por exemplo.

Caminhando pelas ruas vemos edifícios com fachadas tão bonitas, com azulejos tão bem preservados, uma escultura de Bordallo II, o símbolo da cidade num jardim…  Alguns edifícios a precisar de reabilitação, outros a ser reabilitados, outros que um deles é o mercado municipal. Fiquei com imensa pena de não o conhecer (e na verdade de não ter sido informada no posto de turismo que estava em obras). É já uma razão para ali voltar: visitar o mercado, tirar uma fotografia junto ao ícone de Santarém (que não tirei devido ao calor) e outras coisas que ficaram por fazer. 

Conta-nos o que mais gostas nas ruas de Santarém ou da última cidade em que passeaste a pé.

Nas Redes Sociais:

Mais artigos

Jardim Portas Sol

Adoro jardins e um dos pontos turísticos mais falado de Santarém é o Jardim das Portas do Sol. Este é um jardim muito especial, sabes porquê? O caminho até lá chegar

Ler este artigo »

Teatros em Lisboa

Lisboa continua a concentrar muito da vida cultural que acontece no país e os teatros são um bom exemplo disso. Há quanto tempo não vais ao teatro?Hoje deixo-te algumas sugestões

Ler este artigo »

Deixe-nos ajudá-lo a planear a sua próxima aventura

O que achas deste artigo?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *